O homem-aranha e a sala mágica
DOI:
https://doi.org/10.56073/bfp.v31i1.69Palavras-chave:
winnicott, ilusão, brincar, aprendizagemResumo
Este artigo estabelece um diálogo entre a minha apreensão do referencial winnicottiano e o processo terapêutico de um menino de 7 anos, com um quadro de inibição intelectual. Paralelamente, discuto o trabalho realizado com sua família e apresento um modelo de atendimento a pacientes com sofrimento psíquico ligado às queixas de problemas de aprendizagem. A ideia principal é ressaltar a importância do encontro com o objeto subjetivo na instauração do fenômeno da ilusão e do brincar para a criação da externalidade do mundo de realidade compartilhada, base do desenvolvimento da atitude científica e da aprendizagem formal. Este atendimento também foi objeto da tese de Doutorado: Em busca da comunicação significativa: transformações no olhar de uma analista na clínica da inibição intelectual, PUC/SP 2005.
Downloads
Referências
DAVIS, M. e Wallbridge, D. Limite e espaço: uma introdução à obra de D.W.Winnicott. Rio de Janeiro, Imago, 1982.
JONES, J. W. Conhecimento em Transição: Rumo a Uma Epistemologia de Winnicott (1992). In.: Revista Ide, SBPSP. maio/1994, nº 24, pp.104-112.
MILNER, M. A Loucura suprimida do homem são: quarenta e quatro anos explorando a psicanálise. Rio de Janeiro, Imago, 1991.
PARENTE, S.M.B.A. Inibição Intelectual: o paradoxo no sintoma expressando paralisia e busca da criatividade. Uma visão winnicottiana, Mestrado em Psicologia Clínica, PUC/SP, 1996.
ROSA, S. S. Transicionalidade e Educação: a relação pedagógica como espaço de acontecimentos estético. Tese de Doutorado. PUC/SP. 1996.
SAFRA, G. Momentos mutativos em Psicanálise: uma visão winnicottiana. São Paulo, Casa do Psicólogo, 1995.
WINNICOTT, D.W. Desenvolvimento Emocional Primitivo (1945). In.: Da Pediatria à Psicanálise - Textos Selecionados. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1988.
_______ A Mente e sua Relação com o Psique-Soma (1949) In.: Da Pediatria à Psicanálise - Textos Selecionados. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1988.
_______ Distorção do Ego em Termos de falso e Verdadeiro Self. (1960) In.: O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre, Artes Médicas, 1983.
_______ Comunicação e falta de comunicação levando ao estudo de certos opostos (1963). In.: O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre, Artes Médicas, 1983.
_______ O desenvolvimento da capacidade de se preocupar (1963). In.: O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre, Artes Médicas, 1983.
_______ O medo do colapso (1963). In.: Explorações psicanalíticas. Porto Alegre, Artes Médicas, 1994.
_______ Uma nova luz sobre o pensar infantil (1965). In.: Explorações psicanalíticas. Porto Alegre, Artes Médicas, 1994.
_______ O pensar e a formação de símbolos (1968). In.:Explorações psicanalíticas. Porto Alegre, Artes Médicas, 1994.
_______ O brincar e a realidade. Rio de Janeiro. Imago Editora, 1975.
_______ Natureza humana. Rio de Janeiro. Imago Editora, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sonia Maria Parente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, devendo informar a publicação inicial nesta revista.