Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O texto está em espaçamento de 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Diretrizes para Autores.
  • O autor responsável pela submissão dispõe de todos os dados sobre cada um dos autores como Nome, Sobrenome, E-mail, País, Instituição/Afiliação, ORCID (recomendável) e Resumo da Biografia (com até quatro linhas), preenchidos por extenso, somente iniciais maiúsculas, sem siglas ou abreviaturas.

Diretrizes para Autores

A Revista Boletim Formação em Psicanálise exige a originalidade e o caráter inédito dos artigos. O manuscrito submetido à revista não pode já ter sido publicado, nem estar em análise para publicação em qualquer periódico avaliador por pares.

Para submissão, devem ser seguidos os padrões gráficos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e os seguintes critérios:

  • O(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) estar somente em seu campo correspondente, que se encontra no cadastro da submissão.
  • O arquivo anexado, no devido campo da submissão, deve conter o título, o subtítulo (opcional), o resumo, as palavras-chaves e o corpo do texto a ser submetido para apreciação dos pareceristas do Conselho Editorial.
  • Título, subtítulo, resumo e palavras-chaves devem ser apresentados em português e em inglês, e estarem somente no campo correspondente a cada um, que se encontram no cadastro da submissão.
  • O(s) autor(es) são responsáveis pelo seu anonimato no arquivo que contém seu artigo, anexado na submissão, assegurando que, tanto no documento como no corpo do texto, não seja possível identificá-lo.
  • Ao serem mencionados casos clínicos (em submissões para qualquer seção) o anonimato do(s) paciente(s) é de total responsabilidade do(s) autor(es) da submissão e deve estar devidamente assegurado.
  • Delimitações a serem observadas: 
  1. Título: máximo de 10 palavras.
  2. Subtítulo: máximo de 15 palavras (se houver subtítulo, evitar dois pontos no título). 
  3. Resumo: máximo de 150 palavras.
  4. Palavras-chaves: entre 3 e 6 palavras.
  5. Corpo do texto: máximo de caracteres (laudas) nos descritivos de cada seção.

Seções:

Artigos: Escritos contendo apresentação e discussão de ideias no campo da Psicanálise, podendo abarcar interlocuções com outras áreas do conhecimento, tais como arte, filosofia, literatura, etc. Devem explicitar objetivos, fontes, fundamentações e pressupostos teóricos, bem como conclusões alcançadas; contendo o máximo de aproximadamente 15 laudas. Têm a publicação condicionada a pareceres de membros do Conselho Editorial da revista, na modalidade de avaliação duplo-anônima.

Ensaios: Reflexões críticas acerca de um determinado tema ou experiência, normalmente em primeira pessoa, apresentando conclusões originais e fundamentações a partir de campos teóricos que permitem uma interlocução com a Psicanálise. Devem conter o máximo de aproximadamente 15 laudas. Estas submissões são analisadas pela equipe editorial. 

Entrevistas: Devem obedecer à forma tradicional de pergunta-resposta e a pertinência de seu teor será analisada pela equipe editorial, se está em conformidade com a cobertura temática da revista. Precisam vir acompanhadas de autorização da(o) entrevistada(o) e ter máximo de aproximadamente 10 laudas. 

Resenhas: Espaço dedicado à análises de livros, espetáculos, exposições, filmes e/ou outros trabalhos relevantes e concordantes com a linha editorial da revista. Devem conter o máximo de aproximadamente oito laudas.

Traduções: Serão analisadas segundo a importância e a pertinência do escrito traduzido, estando este de acordo com a linha editorial da revista. Devem vir acompanhadas de autorização do autor e do texto em língua de origem, e conter máximo de aproximadamente 25 laudas.

Principais orientações para digitação e formatação:

▪ As dimensões do documento devem ser: tamanho A4; margens superior e inferior com 2,5 cm e margens esquerda e direita com 2,0 cm;

▪ Sugerimos que a fonte seja Times New Roman; em corpo 12 para o texto e corpo 11 para citação direta de mais de três linhas;

▪ O trabalho deve ser digitado com espaçamento entre linhas de 1,5 cm (exceto nas referências e nos resumos, os quais devem ter espaçamento simples, de 1,0 cm);

▪ A letra em itálico deve ser usada apenas para nomes científicos, títulos de obras, expressões latinas e estrangeiras;

Não deve ser usado o tipo sublinhado;

▪ O negrito deve ser restrito ao título do artigo e aos subtítulos das seções;

▪ As citações longas, notas, referências e resumos em vernáculo e em língua estrangeira devem ser digitados em espaço simples (de 1,0 cm).

Principais instruções para citações, notas de rodapé e referências bibliográficas (de acordo com as normas da ABNT):

Citação textual

Até 3 linhas - deve ser inserida no corpo do texto, entre aspas e com indicação do(s) autor(es), da(s) página(s) e do ano da obra de referência. Exemplo: Ferraz (2000, p. 20) considera “como tipicamente perversos certos atos ou rituais praticados com o consentimento formal do parceiro”.

Com mais de 3 linhas - deve aparece em destaque e com recuo de margem esquerda de 4 cm, sem aspas, espaço simples, corpo 11 e com indicação do(s) autor(es), da(s) página(s) e do ano da obra de referência.

Citação indireta

O sobrenome do autor é apresentado dentro dos parênteses em letras maiúsculas seguido do ano da publicação. Exemplo: Em O mal-estar na civilização Freud faz um esforço para circunscrever o mal-estar na modernidade ao tecer seus comentários sobre as relações entre sujeito e cultura (BIRMAN, 1997).

Citação de autor

No corpo do texto deverá constar o sobrenome do autor acrescido do ano da obra. Exemplo: Reik (1948). Fora do corpo do texto (citação indireta) o sobrenome do autor deve vir em letras maiúsculas seguido do ano da publicação entre parênteses. Exemplo: (REIK, 1948).

Citação de dois ou três autores

Os sobrenomes devem ser ligados pela letra “e” no corpo do texto e por “;” (ponto e vírgula) fora do corpo do texto. Exemplo: Ades e Botelho (1993) ou (ADES; BOTELHO, 1993).

Citação com mais de três autores

▪ Deverá aparecer somente o sobrenome do primeiro, seguido da expressão et al.. Laing et al. (1974) ou (LAING et al., 1997).

▪ Obs.: Na lista final de referências todos os nomes dos autores deverão ser citados.

▪ Em caso de autores com o mesmo sobrenome, indicar as iniciais dos prenomes. Exemplo: Oliveira, L. C. (1983) e Oliveira, V. M. (1984) ou (OLIVEIRA, L. C., 1983; OLIVEIRA V. M., 1984).

▪ Se houver coincidência de datas de um texto ou obra do mesmo autor, distinguir com letra minúscula, respeitando a ordem alfabética do artigo. Exemplo: Freud (1915a, 1915b, 1915c) ou (FREUD, 1915a, 1915b, 1915c).

▪ Caso o autor seja uma entidade coletiva, deve ser citado o nome da entidade por extenso. Exemplo: American Psychological Association (2000).

▪ No caso de autores onde a obra é antiga e foi reeditada, citar o sobrenome do autor com a data da publicação original, seguida da data da edição consultada. Exemplo: Freud (1915/1980) ou (FREUD, 1915/1980).

Citação de citação

▪ Colocar em primeiro lugar o sobrenome do autor citado, sucedido da palavra apud e, em seguida, o sobrenome da referência utilizada. Exemplo: Para Rank (1923) apud Costa (1992).

▪ Caso o autor citado tenha um capítulo em um livro, fazer a citação usando-se a palavra In. Exemplo: Para Kehl In Slavutzky e Kupermann (2005) ... (Maria Rita Kehl tem publicado um capítulo no livro Seria trágico... senão fosse cômico de Abrão Slavutsky e Daniel Kupermann).

Citação de depoimento ou entrevista

▪ As falas são apresentadas no texto seguindo-se as orientações para “citações textuais” e devem vir entre aspas. Exemplo: O relato a seguir ilustra bem esse aspecto: “O fim da gestação é uma morte”.

Citações de informações obtidas por meio de canais informais (aulas, conferências, comunicação pessoal, endereço eletrônico)

▪ Acrescentar a expressão “informação verbal” entre parênteses após a citação direta ou indireta, mencionando os dados disponíveis em nota de rodapé. Exemplo: Freud foi influenciado pelas ideias de Darwin. (Informação verbal)

Obs.: Não é necessário listá-lo na relação de referências no final do texto. Citações de trabalhos em vias de publicação.

▪ Cita-se o sobrenome do(s) autor(es) seguido da expressão “em fase de elaboração”. Exemplo: Besset (em fase de elaboração) ou (BESSET, em fase de elaboração)

Obs.: É necessário listá-lo na relação de referências no final do texto.

Citações de eventos científicos (Seminários, Congressos, Simpósios, etc.) que não foram publicados

▪ Proceder da mesma maneira que para “canais informais” (item 7.8).

Citações de Homepage ou Website

▪ Cita-se o endereço eletrônico de preferência após a informação e entre parênteses. Exemplo: (www.bvs-psi.org.br)
Obs.: Não é necessário listá-lo na relação de referências no final do texto.

Notas de rodapé

Caso sejam indispensáveis, as notas devem vir na mesma página em que forem indicadas, usando o programa automático do Word. As referências dos autores citados no texto devem ser apresentadas no final do mesmo, NÃO em notas de rodapé.

Referências

Devem vir no final do texto, com o título REFERÊNCIAS, relacionado em ordem alfabética pelos sobrenomes dos autores em letras maiúsculas, seguido das iniciais do prenome e cronologicamente por autor.

Quando há várias obras do mesmo autor, repete-se o nome do autor, sem o uso de tracejados. 

Com apenas um autor

BIRMAN, J. ... 1992.
BIRMAN, J. ... 1997a.
BIRMAN, J. ... 1997b.

Com dois ou três autores

JERUSALINSK, A.; TAVARES, E. E.; SOUZA, E. L. A.         

Com três ou mais autores

LAING, P. et al

Quando houver indicação explícita de responsabilidade pelo conjunto da obra em coletâneas de vários autores

A entrada deve ser feita pelo nome do responsável seguida pela abreviatura singular do mesmo (organizador, coordenador, editor, etc.) entre parênteses.

Exemplo: BARTUCCI, G. (Org.) Psicanálise, literatura e estéticas de subjetivação. Rio de Janeiro: Imago, 2001.

Livro

Sobrenome do autor em letras maiúsculas, seguido das iniciais do(s) prenome(s), título do livro em itálico, ponto, edição (a partir da segunda: “2.ed”), cidade, dois pontos, editora, ano de publicação. Se for uma reedição, colocar o ano em que foi escrito logo depois do nome do autor.

CECARELLI, P. R. (Org.) Diferenças sexuais. São Paulo: Escuta, 2000.

FIGUEIREDO, L.C.M.; COELHO JUNIOR, N. Ética e técnica em psicanálise. São Paulo: Escuta, 2000.

LACAN, J. (1959-1960) O seminário livro 7, A ética da Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1988. RIBEIRO, M.F.R. Infertilidade e reprodução assistida: Desejando filhos na família contemporânea. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004.

Capítulo de livro e ou coletâneas

Sobrenome do autor em letras maiúsculas, seguido das iniciais do(s) prenome(s), título do capítulo, ponto, In: título do livro em itálico, ponto, cidade, editora, ano de publicação e página. Quando for coletânea logo após o “In:” colocar sobrenome e iniciais do organizador e “(Org.)” logo após.

DUARTE, L.F.D. Sujeito, soberano, assujeitado: Paradoxos da pessoa ocidental moderna. In: ÁRAN, M. (Org.) Soberanias. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2003.

MENEZES, L. S. A construção do vínculo social sob o ponto de vista freudiano: A lei, os ideais e as identificações. In: Pânico: Efeito do desamparo na contemporaneidade. Um estudo psicanalítico. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006.

Artigos de periódicos

Sobrenome do autor em letras maiúsculas, seguido das iniciais do(s) prenome(s), título do artigo, ponto, título do periódico em itálico, vírgula, cidade, volume, número, página e ano de publicação.

ROSA, M.D. O discurso e o laço social nos meninos de rua. Psicologia Universidade de São Paulo. São Paulo,v.1, n.1, p.205-17, 1990.

Dissertações e Teses

Sobrenome do autor em letras maiúsculas, seguido das iniciais do(s) prenome(s), título da dissertação ou tese em itálico, ponto, ano, ponto, número de folhas, identificação do documento (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso, etc.), o nome da instituição, o local e a data da defesa.

LOFFREDO, A. M. Angústia e repressão: Um estudo crítico do ensaio “Inibição, sintoma e angústia”. 1975. 100 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Psicologia, Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, 1975.

Trabalhos publicados em eventos científicos (Congressos, Seminários, Simpósios, etc.) publicados em anais ou como artigo

Autor(es), título do trabalho. In: título do evento, numeração do evento, ano e local de realização, tipo de documento (Anais, Atas, Resumo) editora, ano de publicação e página.

MARAZINA, I. A clínica em Instituições. In: CONPSIC – II CONGRESSO DE PSICOLOGIA,1991, São Paulo. Anais. São Paulo: Oboré, 1992, p.25-43.

Trabalhos que não foram publicados

Dependendo do tipo (artigo de periódico, capítulo de livro, etc.), proceder da mesma maneira que foi indicado anteriormente, seguido no final de “Texto não publicado”.

Trabalhos que estão em vias de publicação

Dependendo do tipo (artigo de periódico, capítulo de livro, etc.), proceder da mesma maneira que foi indicado anteriormente, seguido no final de “no prelo”.

Resenhas

Sobrenome do autor em letras maiúsculas, seguido das iniciais do prenome, título do livro, ponto, cidade, dois pontos, editora e ano de publicação. Resenha de sobrenome em letras maiúsculas, seguido das iniciais do prenome do autor da resenha, título da resenha (se houver), ponto, nome do periódico em itálico, volume, número, páginas e data de publicação da revista.

Documentos extraídos de fontes eletrônicas

Documento de acesso exclusivo em meio eletrônico inclui bases de dados, listas de discussão, BBS (site), arquivos em disco rígido, programas, conjuntos de programas e mensagens eletrônicas entre outros. Os elementos essenciais são: autor(es), título do serviço ou produto, versão (se houver) e descrição física do meio eletrônico. Quando se tratar de obras consultadas online, no caso de arquivos eletrônicos, acrescentar a respectiva extensão à denominação atribuída ao arquivo.

MICROSOFT Project for Windows 95. Version 4.1. [S.l.]: Microsoft Corporation, 1995. 1 CD-ROM.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Biblioteca Central. Normas.doc. Curitiba, 1998. 5 disquetes. ALLIE’S play house. Palo Alto, CA.: MPC/ Opcode Interactive, 1993. 1 CD-ROM.

ÁCAROS no Estado de São Paulo. In: FUNDAÇÃO TROPICAL DE PESQUISAS E TECNOLOGIA “ANDRÉ TOSELLO”. Base de Dados Tropical. 1985. Disponível em: Acesso em: 30 maio 2002.

Proceder da mesma maneira seja para livro, capítulo de livro e artigos de periódicos, entretanto, adicionar no final “recuperado em (data)”, seguido do endereço eletrônico.

PAIVA, G.J. (2000) Dante Moreira Leite: Um pioneiro da psicologia social no boletim formação em psicanálise – ano xxiv – vol. 24, № 1 – jan/dez 2016 normas 149 Brasil. Psicologia Universidade de São Paulo, n. 11, v. 2. recuperado em 5 de fevereiro de 2006, da Scielo (Scientific Eletronic Library Online): http://www.scielo.br.

Imagens e ilustrações

Tabelas, gráficos, fotografias, figuras e desenhos devem ser referidos no texto em algarismos arábicos e vir anexos, em preto e branco, com o respectivo título e número. Se alguma imagem enviada já tiver sido publicada, mencionar a fonte e a permissão para sua reprodução, quando necessário.

  • Modelo de artigo (se houver) “templates”
  • Condições para submissões

(É uma lista de verificação, como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados. Vem preenchido com o texto padrão do OJS, que pode ser editado. A lista é exibida no site da revista, no menu Submissões.)

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.