Sobre a Revista

Foco e escopo

A Boletim Formação em Psicanálise dedica-se a divulgar o pensamento psicanalítico dentro e fora da comunidade do Departamento Formação em Psicanálise, do Instituto Sedes Sapientiae, tendo a missão de informar e transmitir, através de trabalhos relacionados à psicanálise e suas interfaces. Além de artigos originais, a revista também publica comunicações, resenhas de livros, conferências, entrevistas e traduções.

Público-alvo: interessados em ampliar conhecimento acerca da Psicanálise, abrangendo profissionais da área e pesquisadores.

Periodicidade

Anual; publicada no mês de novembro e recebe artigos em fluxo contínuo.

Processo de Avaliação por pares

Avaliação dos artigos é duplo-anônima; realizada por pares (dois membros do Conselho Editorial); os pareceres deverão ser emitidos por meio de formulário de avaliação enviado pela Comissão Editorial; os pareceristas poderão: a) recomendar a publicação, b) recomendar a publicação sugerindo reformulações, ou c) não recomendar a publicação, enviando um breve parecer sobre a mesma; caso não haja consenso, a publicação será submetida a uma terceira avaliação; se dois conselheiros recusarem o material, este será rejeitado para publicação; os originais não serão devolvidos mesmo quando não aprovados; sendo o artigo aprovado, sua publicação dependerá do programa editorial estabelecido; a responsabilidade final sobre o processo da publicação pertence à Comissão Editorial; o prazo estimado para retorno para o autor é de oito semanas.

Visando oferecer clareza aos usuários da revista sobre os fatores que influenciam o tempo de tramitação de seus trabalhos, a Boletim Formação em Psicanálise informa que adota um sistema de submissão em fluxo contínuo e realiza chamadas para envio de escritos durante cada ano, amplamente divulgadas nos canais do Instituto Sedes Sapientiae e redes sociais como Instagram e Facebook.

Priorizamos a publicação no mesmo ano da chamada para trabalhos submetidos até maio; no entanto, a equipe editorial reserva-se o direito de também considerar trabalhos enviados posteriormente, bem como estender o prazo estimado para publicação para o ano seguinte ao da submissão. Essa forma de organização visa cumprir a cuidadosa e rigorosa política de avaliação da revista e seu cronograma, que abrange os seguintes aspectos:

- Seleção criteriosa de avaliadores: a equipe editorial seleciona avaliadores com expertise na linha temática da submissão recebida.
- A disponibilidade de nosso corpo de avaliadores.
- Tempo de resposta para revisões: contamos com um prazo definido para que os autores respondam às revisões dos avaliadores.
- A disponibilidade da equipe de diagramação para finalizar as composições para publicação.

Com o compromisso de total transparência, disponibilizamos aos usuários uma visão detalhada do processo de avaliação e de publicação, garantindo a excelência das nossas avaliações e a diagramação profissional das publicações.

Diretrizes para Autores

As diretrizes, as recomendações gerais para submissão e os exemplos de formatação estão disponíveis nas Diretrizes para Autores da revista.

Política de Acesso Livre 

Este é um periódico científico de acesso aberto o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. Da mesma forma, não cobra dos autores nenhuma taxa ou encargo referente ao processo de submissão, avaliação, e edição. Todos os trabalhos publicados na revista são licenciados sob uma Licença Creative Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) License. Os autores tem a permissão para depositar todas as versões de seus artigos em um repositório institucional.

Termos da Licença 

Licença Creative Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) License. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, devendo informar a publicação inicial nesta revista.

Taxas para autores 

A Revista Boletim Formação em Psicanálise não cobra dos autores nenhuma taxa ou encargo referente ao processo de submissão, avaliação, edição e de processamento de artigos. 

Histórico da Revista

A Revista Boletim Formação em Psicanálise é editada desde 1992. Foi semestral até 2004 e anual a partir desta data. Faz parte do Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Em 2018, ingressou na Biblioteca Virtual de Psicanálise.

Indexadores e bases de dados

Política de Verificação de Plágio

Os trabalhos submetidos à revista passam por um software de detecção de plágio antes de serem enviados à avaliação por pares. A revista não aceita nenhum tipo de plágio, incluindo a publicação de trechos do próprio autor sem a adequada citação. Além disso, adota as políticas de verificação de plágio recomendadas pela Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil) disponíveis em www.abecbrasil.org.br e segue as orientações do Comitê de Ética em Publicações, COPE para lidar com os casos em que o plágio é incorrido. As submissões que não estiverem de acordo com as diretrizes de verificação de plágio supracitadas não serão aceitas ou publicadas pela revista.

Diretrizes Éticas

Em caso de publicação contendo material clínico, seja ele relato de caso ou vinheta, é de inteira responsabilidade do autor atentar para os aspectos éticos envolvidos, tomando as devidas medidas para preservar a identidade dos pacientes.

Política de Arquivamento

As revistas impressas estão arquivadas na Biblioteca do Instituto Sedes Sapientiae e, em formato digital, no site do Departamento Formação em Psicanálise e na Biblioteca Virtual de Psicanálise. Além disso, tem habilitada a opçõe de arquivamento (LOCKSS) que permite armazenar e distribuir o conteúdo da revista em bibliotecas participantes.

Protocolo de interoperabilidade

A revista segue padrões e protocolos de integração/interoperabilidade por meio do Open Archives Iniciative Protocol for Metadata Harvesting (OAI-PMH): https://revistaboletim.emnuvens.com.br/revista/oai

Redes Sociais da revista

Instagram

Site do Departamento Formação em Psicanálise

Financiador

A revista é financiada pelo Departamento Formação em Psicanálise - Instituto Sedes Sapientiae.