O homem-aranha e a sala mágica

Autores

  • Sonia Maria Parente Instituto Sedes Sapientiae

DOI:

https://doi.org/10.56073/bfp.v31i1.69

Palavras-chave:

winnicott, ilusão, brincar, aprendizagem

Resumo

Este artigo estabelece um diálogo entre a minha apreensão do referencial winnicottiano e o processo terapêutico de um menino de 7 anos, com um quadro de inibição intelectual. Paralelamente, discuto o trabalho realizado com sua família e apresento um modelo de atendimento a pacientes com sofrimento psíquico ligado às queixas de problemas de aprendizagem. A ideia principal é ressaltar a importância do encontro com o objeto subjetivo na instauração do fenômeno da ilusão e do brincar para a criação da externalidade do mundo de realidade compartilhada, base do desenvolvimento da atitude científica e da aprendizagem formal. Este atendimento também foi objeto da tese de Doutorado: Em busca da comunicação significativa: transformações no olhar de uma analista na clínica da inibição intelectual, PUC/SP 2005.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Maria Parente, Instituto Sedes Sapientiae

Pós-doutorado em psicologia clínica (USP). Psicóloga, mestre e doutora em psicologia Cclínica (PUC/SP). Formação em psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae. Professora no curso de Pós-Graduação UNICSUl – abordagem winnicottiana. Ex-professora de cursos de graduação. Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Autora de livros e artigos. Participou do Laboratório de Estudos da Transicionalidade (PUC/SP) e do Laboratório Prosopon (USP/SP)

Referências

DAVIS, M. e Wallbridge, D. Limite e espaço: uma introdução à obra de D.W.Winnicott. Rio de Janeiro, Imago, 1982.

JONES, J. W. Conhecimento em Transição: Rumo a Uma Epistemologia de Winnicott (1992). In.: Revista Ide, SBPSP. maio/1994, nº 24, pp.104-112.

MILNER, M. A Loucura suprimida do homem são: quarenta e quatro anos explorando a psicanálise. Rio de Janeiro, Imago, 1991.

PARENTE, S.M.B.A. Inibição Intelectual: o paradoxo no sintoma expressando paralisia e busca da criatividade. Uma visão winnicottiana, Mestrado em Psicologia Clínica, PUC/SP, 1996.

ROSA, S. S. Transicionalidade e Educação: a relação pedagógica como espaço de acontecimentos estético. Tese de Doutorado. PUC/SP. 1996.

SAFRA, G. Momentos mutativos em Psicanálise: uma visão winnicottiana. São Paulo, Casa do Psicólogo, 1995.

WINNICOTT, D.W. Desenvolvimento Emocional Primitivo (1945). In.: Da Pediatria à Psicanálise - Textos Selecionados. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1988.

_______ A Mente e sua Relação com o Psique-Soma (1949) In.: Da Pediatria à Psicanálise - Textos Selecionados. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1988.

_______ Distorção do Ego em Termos de falso e Verdadeiro Self. (1960) In.: O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre, Artes Médicas, 1983.

_______ Comunicação e falta de comunicação levando ao estudo de certos opostos (1963). In.: O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre, Artes Médicas, 1983.

_______ O desenvolvimento da capacidade de se preocupar (1963). In.: O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre, Artes Médicas, 1983.

_______ O medo do colapso (1963). In.: Explorações psicanalíticas. Porto Alegre, Artes Médicas, 1994.

_______ Uma nova luz sobre o pensar infantil (1965). In.: Explorações psicanalíticas. Porto Alegre, Artes Médicas, 1994.

_______ O pensar e a formação de símbolos (1968). In.:Explorações psicanalíticas. Porto Alegre, Artes Médicas, 1994.

_______ O brincar e a realidade. Rio de Janeiro. Imago Editora, 1975.

_______ Natureza humana. Rio de Janeiro. Imago Editora, 1990.

Downloads

Publicado

2023-12-14

Como Citar

PARENTE, S. M. O homem-aranha e a sala mágica. Boletim Formação em Psicanálise, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 79–98, 2023. DOI: 10.56073/bfp.v31i1.69. Disponível em: https://revistaboletim.emnuvens.com.br/revista/article/view/69. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos