O homem-aranha e a sala mágica

Autores

  • Sonia Maria Parente Instituto Sedes Sapientiae

DOI:

https://doi.org/10.56073/bfp.v31i1.69

Palavras-chave:

winnicott, ilusão, brincar, aprendizagem

Resumo

Este artigo estabelece um diálogo entre a minha apreensão do referencial winnicottiano e o processo terapêutico de um menino de 7 anos, com um quadro de inibição intelectual. Paralelamente, discuto o trabalho realizado com sua família e apresento um modelo de atendimento a pacientes com sofrimento psíquico ligado às queixas de problemas de aprendizagem. A ideia principal é ressaltar a importância do encontro com o objeto subjetivo na instauração do fenômeno da ilusão e do brincar para a criação da externalidade do mundo de realidade compartilhada, base do desenvolvimento da atitude científica e da aprendizagem formal. Este atendimento também foi objeto da tese de Doutorado: Em busca da comunicação significativa: transformações no olhar de uma analista na clínica da inibição intelectual, PUC/SP 2005.

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Biografia do Autor

Sonia Maria Parente, Instituto Sedes Sapientiae

Pós-doutorado em psicologia clínica (USP). Psicóloga, mestre e doutora em psicologia Cclínica (PUC/SP). Formação em psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae. Professora no curso de Pós-Graduação UNICSUl – abordagem winnicottiana. Ex-professora de cursos de graduação. Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Autora de livros e artigos. Participou do Laboratório de Estudos da Transicionalidade (PUC/SP) e do Laboratório Prosopon (USP/SP)

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Publicado

2023-12-14

Como Citar

PARENTE, S. M. O homem-aranha e a sala mágica. Boletim Formação em Psicanálise, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 79–98, 2023. DOI: 10.56073/bfp.v31i1.69. Disponível em: https://revistaboletim.emnuvens.com.br/revista/article/view/69. Acesso em: 16 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos