O difícil diálogo entre a prática e as teorias

Authors

  • Sonia Maria B. Albuquerque Parente Instituto Sedes Sapientiae; Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Sonia Maria B. Albuquerque Parente, Instituto Sedes Sapientiae; Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Psicanalista, formada pelo Curso de Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Mestranda no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicanálise, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC-SP.

References

Bion, W. R. (1975). Aprendendo com a experiência. Buenos Aires: Paidós.

Jones, J. W. (1992). “Conhecimento em transição: rumo a uma epistemologia de Winnicott.” The Psychoanalytic Review, 79(2), verão de 1992.

Ogden, T. H. (1992a). “El sujeto dialécticamente constituido/descentrado del psicoanálisis I: El sujeto freudiano.” Libro Anual de Psicoanálisis, 1992, p. 99‑109.

— (1992b). “El sujeto dialécticamente constituido/descentrado del psicoanálisis II: Las contribuciones de Klein y Winnicott.” Libro Anual de Psicoanálisis, 1992, p. 110‑121.

Paín, S. (1985). Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas.

— (1989). La función de la ignorancia. Berna: Éditions Delachaux et Niestlé (possivelmente “Bonfort” foi erro de scaneamento).

Safra, G. (1989). Momentos mutativos na psicoterapia psicanalítica. Tese de doutorado. Instituto de Psicologia — USP, Departamento de Psicologia Clínica, São Paulo.

Stern, D. N. (1992). O mundo interpessoal do bebê. Porto Alegre: Artes Médicas.

Winnicott, D. W. (1960). O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1982 [tradução].

— (1971). O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

Published

1995-10-09

How to Cite

PARENTE, Sonia Maria B. Albuquerque. O difícil diálogo entre a prática e as teorias. Boletim Formação em Psicanálise, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 7–18, 1995. Disponível em: https://revistaboletim.emnuvens.com.br/revista/article/view/456. Acesso em: 16 oct. 2025.

Issue

Section

Articles