Formar ou deformar

reflexões sobre a formação do analista nos dias de hoje

Authors

DOI:

https://doi.org/10.56073/bfp.v30i1.42

Keywords:

Formação, psicanalista, transmissão, Psicanálise

Abstract

Este artigo surgiu do convite para ministrar a aula inaugural do Curso Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, cuja temática versou sobre a formação do analista ou os desafios enfrentados no decurso de uma formação. Falar ou escrever sobre a referida temática nunca é demais, sobretudo em tempos como esses, em que somos atravessados por muitos questionamentos, desde a formação em si, os efeitos da pandemia e uma graduação em Psicanálise. O artigo se divide em dois tempos: a formação do analista e a transmissão da psicanálise. No primeiro, está presente o que é essencial para uma formação permanente e continuada. No segundo, um convite a refletir sobre a transmissão da Psicanálise e as necessárias saídas criativas para tanto.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ana Karina Fachini Araujo, Instituto Sedes Sapientiae

Psicanalista, Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP, docente do curso Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e membro efetiva do Departa- mento Formação em Psicanálise do referido Instituto. Coordenadora de grupos de estudos de Melanie Klein e D. W. Winnicott. Autora e organizadora do livro O pensar hoje: ataques ao pensamento na atualidade a partir das contribuições de Klein e Bion.

References

ARAÚJO, A. K. F. O renascimento psíquico vivido em análise. 2018. p.115. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica). Faculdade de Psicologia. Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2018.

ARAÚJO, A. K. F.; CINTRA, E.M.U. Uma leitura do Complexo de Édipo em Freud, através de Loewald e Ogden. In: Boletim Formação em Psicanálise. São Paulo, v.1, n.1, p.77-88, 2020.

FERRO, A. Um rápido zoom sobre os modelos teóricos. In: A técnica na psicanálise infantil. A criança e o analista: da relação ao campo emocional. p.15-34. Rio de Janeiro: Imago, 1995.

FERENCZI, S. (1918). A elasticidade da técnica. In: Obras completas. São Paulo, v.3, p.29-42. Martins Fontes, 2011.

FIGUEIREDO, L.C. Um pressuposto básico para servir de introdução. In: A mente do analista. p.9-13. São Paulo: Escuta, 2021.

FREUD, S. (1923). Análise terminável e interminável. In: Edição Standart Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Moisés e o monoteísmo, esboços de psicanálise e outros trabalhos. v.23, p.225-270. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

FREUD, S. (1919). Deve-se ensinar a psicanálise nas universidades? In: Obras Completas. História de uma neurose infantil. O homem dos lobos. Além do princípio do prazer e outros trabalhos (1917-1920). v.14, p.377-381. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

GABBARD, G.O. OGDEN, T.H. Sobre tornar-se um psicanalista. In: Int. J. Psychoanal, v.90, p.311-327. 2009.

KRISTEVA, J. O século da psicanálise. In: O gênio feminino: a vida, a loucura e as palavras. Tomo II. Melanie Klein. p.13-22. Rio de Janeiro: Racco, 2002.

Movimento Articulação das Entidades Psicanalíticas Brasileiras. Acerca da nota técnica enviada ao Ministério da Educação. Disponível em: <http://sedes.org.br/Departamentos/Formacao_Psicanalise/dfp/formacao-psicanalise/>. Acesso em: 11 de julho de 2022.

PERSICANO, M.L.S. (2007). Dos cursos de psicoterapia psicanalítica e de psicopatologia e psicoterapia ao Departamento Formação em Psicanálise: uma reflexão crítica sobre o destino de um nome. Uma história transgeracional. In: Boletim Formação em Psicanálise, v.1, n.1, p.99-128. São Paulo, 2007.

PETOT, J.M. Melanie Klein. v.1. São Paulo: Perspectiva, 1987-88.

SAMPEDRO, J.L. Escribir es vivir. Madri: Areté, 2005.

SOMENSI, T.C.D. Alicerces da formação psicanalítica: algumas considerações. Material de aula 20 de setembro de 2021. Instituto Sedes Sapientiae: São Paulo, 2021.

TANIS, B. A formação psicanalítica: especificidades e transformações. In: Jornal de Psicanálise, v.5, n.95, p.29-41. 2018.

VIANA, S.A. Difusão da psicanálise: um olhar sobre a transmissão. In: Boletim Formação em Psicanálise, v.1, n.1. p.129 -138. São Paulo, 2007.

Published

2022-11-10

How to Cite

FACHINI ARAUJO, A. K. Formar ou deformar: reflexões sobre a formação do analista nos dias de hoje. Boletim Formação em Psicanálise, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 35–44, 2022. DOI: 10.56073/bfp.v30i1.42. Disponível em: https://revistaboletim.emnuvens.com.br/revista/article/view/42. Acesso em: 19 sep. 2024.

Issue

Section

Articles