A “morte” do pai e a afirmação radical da subjetividade

Autores

  • Beatriz Lordello Lages Instituto Sedes Sapientiae

DOI:

https://doi.org/10.56073/bfp.v32i1.98

Palavras-chave:

Niki de Saint Phalle, Arte, Psicanálise, Feminilidade, Complexo de édipo

Resumo

Catherine Marie-Agnès Fal de Saint Phalle, conhecida como Niki de Saint Phalle, foi uma das artistas plásticas mais importantes do século XX. Apesar de tamanha consagração, sua inscrição no mundo artístico só pôde existir e florescer em decorrência de um episódio de intenso sofrimento psíquico: é por ele e por meio dele que Catherine precisa gestar Niki, a artista, fazê-la nascer. Sua produção mais famosa são as Nanas (1964): esculturas de mulheres, matronas gigantes, símbolos do tema central de toda sua obra, a concepção do feminino e o poder da criação. Seu reconhecimento, no entanto, chega um pouco mais cedo por meio da série de performances Les Tirs, em 1960.

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Biografia do Autor

Beatriz Lordello Lages, Instituto Sedes Sapientiae

Formação acadêmica em Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae.

Referências

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Publicado

2024-11-27

Como Citar

LORDELLO LAGES, B. A “morte” do pai e a afirmação radical da subjetividade. Boletim Formação em Psicanálise, São Paulo, v. 32, n. 1, p. 104–111, 2024. DOI: 10.56073/bfp.v32i1.98. Disponível em: https://revistaboletim.emnuvens.com.br/revista/article/view/98. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Ensaios