Singularidades em ruína

perspectivas psicanalíticas do trabalho com adolescentes

Autores

  • Flávia de Almeida Prado Cézari Instituto Sedes Sapientiae
  • Marta Quaglia Cerruti Instituto Sedes Sapientiae

DOI:

https://doi.org/10.56073/bfp.v32i1.84

Palavras-chave:

Adolescência, Psicanálise, Saúde Mental, Medicalização, Diagnóstico

Resumo

O conceito de adolescência é relativamente recente na história da humanidade e não há consenso entre o momento cronológico em que a adolescência começa ou termina. Ademais, as desigualdades sociais brasileiras criam inúmeras possibilidades de vivenciar esse período da vida, de forma que é mais correto falarmos em adolescências. O caminho percorrido neste trabalho se inicia com um panorama a respeito das diferentes formas de adolescer no Brasil, bem como as questões referentes à medicalização e ao crescimento das taxas de suicídio infantojuvenil. A partir deste panorama, alguns conceitos freudianos e a releitura feita por Coutinho (2009) foram trabalhados na tentativa de fornecer possibilidades de respostas para os questionamentos advindos da experiência de trabalho com adolescentes, trazendo perspectivas e formas de intervir junto a esse público, considerando as variáveis culturais, sóciohistóricas e suas singularidades.

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Biografia do Autor

Flávia de Almeida Prado Cézari, Instituto Sedes Sapientiae

Possui graduação em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2013). Atua como psicóloga clínica e psicanalista em consultório particular (2016- atual). Atuou em contexto institucional como técnica em Serviço de Medidas Socioeducativas de meio aberto (2016-2020) e em CAPS Infantojuvenil (2020-2023) no município de Diadema. Possui Especialização em Saúde Mental pela UNIFESP (Residência Multiprofissional em Saúde Mental), Formação em Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae (Departamento Formação em Psicanálise) e Formação em Acompanhamento Terapêutico pelo Grupo Contato (2016).

Marta Quaglia Cerruti , Instituto Sedes Sapientiae

Doutora em psicologia clínica pelo Insittito de Psicologia da Universidade de São Paulo Membro do laboratório sociedade e política da Universidade de São Paulo. Professora do curso formação em Psicanálise do Insituto Sedes Sapientiae.

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Publicado

2024-11-27

Como Citar

CÉZARI, F. de A. P.; CERRUTI , M. Q. Singularidades em ruína: perspectivas psicanalíticas do trabalho com adolescentes. Boletim Formação em Psicanálise, São Paulo, v. 32, n. 1, p. 54–65, 2024. DOI: 10.56073/bfp.v32i1.84. Disponível em: https://revistaboletim.emnuvens.com.br/revista/article/view/84. Acesso em: 2 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos