A segunda teoria pulsional de Freud e o lamento poético de Rilke
DOI:
https://doi.org/10.56073/bfp.v32i1.109Palavras-chave:
segunda teoria pulsional, pulsão de vida, pulsão de morte, compulsão à repetição, princípio do prazer, lamento poéticoResumo
Este artigo propõe uma reflexão sobre a segunda teoria pulsional de Freud, que apresenta os conceitos de pulsão de vida e pulsão de morte como forças psíquicas que operam para além do princípio do prazer. A construção freudiana é interligada a versos das Elegias de Duíno, do poeta Rainer Maria Rilke, em que a morte aparece como elemento central nas tramas da lamentação, da solidão e do encontro com a Dor original. Os versos selecionados servem para ilustrar as manifestações pulsionais propostas por Freud, especialmente a compulsão à repetição. Assim, Freud elabora a hipótese de que o aparato psíquico busca manter a excitação em níveis baixos, mas que também é influenciado por um princípio, que ele chama de ‘nirvana’, associado à pulsão de morte. A virada para a segunda teoria pulsional está ancorada no desenvolvimento do conceito de narcisismo, na retomada do princípio de constância e no conceito de compulsão à repetição, que difere da lógica do princípio de prazer.
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